sábado, 2 de março de 2013

Nota sobre a homossexualidade




                                  Nota sobre a homossexualidade

                                                       Carolina Freitas - Psicóloga e Sexóloga do Projeto AmbSex

Recente pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, divulgada em maio de 2009, afirma que 45% dos brasileiros, quase metade! , assume ter preconceito médio ou alto contra gays. É um número alto, o que me fez parar e (re) pensar a homossexualidade.

Sexualidade são as experiências da vida. É a auto-realização de viver o que se é. É, também, a vivência do masculino e do feminino. É o aspecto central da qualidade de ser pessoa, através do qual o individuo ama, comunica-se, tem prazer e procria. Assim, pode-se dizer que as funções da sexualidade são três: prazer, comunicação e reprodução. Para exercer estas três funções é preciso sentir-se pessoa, identificar-se.

Assim como as funções, a sexualidade também possui orientações, as quais norteiam o desejo sexual do indivíduo. Desejo sexual são sentimentos desenvolvidos a partir de fatores ambientais (local onde o indivíduo se desenvolve – família, escola), cognitivos (fenômenos psicológicos – imagens, representações, pensamento) e biológicos (corpo, físico – masculino, feminino), formando o conjunto das expressões naturais da pessoa sexuada, levando em consideração seus desejos e fantasias (resposta erótica da pessoa). O desejo sexual se apresenta de três maneiras: pode ser heterossexual (desejo por indivíduo do sexo oposto), homossexual (desejo por indivíduo do mesmo sexo) ou bissexual (desejo por indivíduos do mesmo sexo e do sexo oposto).

O comportamento homossexual apresenta três características: ativo (que exerce ação de penetrar), passivo (que sofre a ação de penetrar) ou híbrido (que sofre e exerce a ação de penetrar). Sendo assim, o comportamento pode se apresentar de forma estável (que se apresenta permanente) ou circunstancial (que depende de lugar, tempo e desejo).

Assim, a dificuldade em ser homossexual não está no desejo em si, mas sim na rejeição social (45%!). Logo, vale lembrar que a pessoa não escolhe a orientação do desejo. Não há opção. A sexualidade simplesmente é! 


Fonte: http://ambsex.com.br/aspx/Artigos/29/nota-sobre-a-homossexualidade.aspx
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário