terça-feira, 19 de março de 2013

Homossexualidade em sala de aula - Educação sexual



Homossexualidade em sala de aula - Educação sexual

por: Colunista Portal

O tema homossexualidade é cheio de preconceitos e dificuldades

“Ainda que nem sempre possamos entender o que a outra pessoa está vivendo, o simples fato de aceitar e poder respeitar que essa é a sua realidade já é o suficiente.” (RIESENFELD, 2002, p.31)

Pensando a homossexualidade

O tema homossexualidade é cheio de preconceitos e dificuldades. Para poder trabalhar a homossexualidade em sala de aula é preciso conhecer o tema.

A sexualidade possui orientações (matizes), as quais norteiam o desejo sexual do indivíduo. O desejo sexual são sentimentos desenvolvidos a partir de fatores ambientais (local onde o indivíduo se desenvolve – família, escola), fatores cognitivos (fenômenos psicológicos – imagens, representações, pensamento) e fatores biológicos (corpo, físico – masculino, feminino), formando o conjunto das expressões naturais da pessoa sexuada, levando em consideração seus desejos e fantasias (resposta erótica da pessoa).

O desejo sexual se apresenta de três maneiras: pode ser heterossexual (desejo por indivíduo do sexo oposto), homossexual (desejo por indivíduo do mesmo sexo) ou bissexual (desejo por indivíduos do mesmo sexo e do sexo oposto).

Reforçando, por homossexualidade entende-se a manifestação do desejo sexual por pessoas do mesmo sexo. O termo foi introduzido no século XIX por um médico húngaro e engloba aspectos biológicos, emotivos e relacionais.

Para que ocorra desenvolvimento pessoal e sexual saudável do(a) homossexual, deve haver aceitação e respeito pela pessoa, com amor e carinho. Aqui entra também o acolhimento da escola e de seus funcionários. Isto não ocorrendo, o desenvolvimento pode se dar de forma desestruturada. Podendo, assim, gerar desequilíbrio e promiscuidade. A dificuldade em ser homossexual não está no desejo em si, mas sim na rejeição pessoal e social.

O que contribuiu para a diminuição do preconceito social foi a homossexualidade deixar de ser vista como doença no meio profissional. Hoje os conselhos federais de medicina e psicologia não podem mais catalogar a homossexualidade como doença, não tendo, assim, como haver tratamento terapêutico. É terminantemente vedada, por resoluções dos mencionados conselhos, a promessa de “cura”. Deve-se educar para diminuir o preconceito!

Heterossexual: Desejo por indivíduo do sexo oposto
Homossexual: Desejo por indivíduo do mesmo sexo
Bissexual: Desejo por indivíduos do mesmo sexo e do sexo oposto


Nenhum comentário:

Postar um comentário