Estratégias
de Intervenção Educativa - Educação sexual
por: Colunista
Portal
A educação sexual faz parte da construção da aprendizagem
A educação sexual
é um desafio e para desenvolvê-la no âmbito escolar deve haver envolvimento,
conhecimento, ética e espontaneidade de todos os envolvidos no processo. Para
isto é imprescindível o planejamento de estratégias a serem utilizadas nesta
intervenção educativa.
A primeira avaliação a ser feita é a do estabelecimento de ensino, desde o espaço físico do mesmo até sua demanda – as reais necessidades da educação sexual. Em seguida deve-se sensibilizar e conscientizar os pais destas necessidades apresentadas e formar professores(as) para esta educação.
Sendo a educação formação de conceitos e de valores através da transmissão de conhecimentos, ela é construída junto à história de vida do indivíduo - desde o seu nascimento, passando, então, pelo grupo familiar; daí a importância da conscientização dos pais da demanda advinda de seus(as) filhos(as).
A educação sexual faz parte da construção da aprendizagem humana, é o processo que possibilita a plena formação do indivíduo como ser sexual. É um processo de humanização e personalização que se dá desde a concepção do indivíduo. Porém, na escola ela é iniciada na Educação Infantil e continuada nos Ensinos Fundamental e Médio. Cada fase possibilitando um conhecimento específico, promovendo a valorização do ser e propiciando a compreensão das mudanças psico-orgânicas advindas do desenvolvimento sexual. Todo este trabalho deve ser feito na linguagem adequada a cada etapa de desenvolvimento.
Dentre os vários modelos existentes na prática desta educação, o Relacional é o que melhor personaliza e humaniza a sexualidade humana. O uso desta metodologia favorece a formação e não a informação, o que acarreta menos problemas sociais e mais harmonia nas relações. Isto faz com que a educação sexual seja a principal forma de promover mudança de atitude, sendo esta da responsabilidade de todos.
A primeira avaliação a ser feita é a do estabelecimento de ensino, desde o espaço físico do mesmo até sua demanda – as reais necessidades da educação sexual. Em seguida deve-se sensibilizar e conscientizar os pais destas necessidades apresentadas e formar professores(as) para esta educação.
Sendo a educação formação de conceitos e de valores através da transmissão de conhecimentos, ela é construída junto à história de vida do indivíduo - desde o seu nascimento, passando, então, pelo grupo familiar; daí a importância da conscientização dos pais da demanda advinda de seus(as) filhos(as).
A educação sexual faz parte da construção da aprendizagem humana, é o processo que possibilita a plena formação do indivíduo como ser sexual. É um processo de humanização e personalização que se dá desde a concepção do indivíduo. Porém, na escola ela é iniciada na Educação Infantil e continuada nos Ensinos Fundamental e Médio. Cada fase possibilitando um conhecimento específico, promovendo a valorização do ser e propiciando a compreensão das mudanças psico-orgânicas advindas do desenvolvimento sexual. Todo este trabalho deve ser feito na linguagem adequada a cada etapa de desenvolvimento.
Dentre os vários modelos existentes na prática desta educação, o Relacional é o que melhor personaliza e humaniza a sexualidade humana. O uso desta metodologia favorece a formação e não a informação, o que acarreta menos problemas sociais e mais harmonia nas relações. Isto faz com que a educação sexual seja a principal forma de promover mudança de atitude, sendo esta da responsabilidade de todos.
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