quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tabus da Sexualidade: Amamentação

Tabus da Sexualidade: Amamentação

 

Por Carolina Freitas

Mestre em Psicologia, Psicóloga, Psicopedagoga,
Sexóloga, especialista em Educação Sexual

Realiza atendimentos Online no Portal SEXOSEMDÚVIDA.com

Para pensarmos a sexualidade no período da amamentação temos de compreender a sexualidade sem preconceitos ou moralismos.

Pensar em desejos. Sim, desejos, pois os seios têm dupla função, a maternal (alimentação e aconchego) e a erótica.

Já sabemos que amamentar é um ato de amor, que promove saúde para a mãe e para a criança. O que precisamos compreender agora que a amamentação pode também ser um ato de prazer.

Amamentação e a Libido

A pergunta: “as mulheres que amamentam realmente têm sua libido diminuída em relação às que não amamentam?” é bem recorrente.

Importante, assim, saber que existem interferências biológicas, mas os hormônios por si só não são definidores de baixa libido. Acontece no organismo, a diminuição do estrogênio e da progesterona, que pode promover o ressecamento do canal vaginal e alterações na libido. 

O aumento prolactina, que ajuda na produção de leite, porém promove a diminuição do desejo. E, a ocitocina, que é o hormônio responsável pelo prazer é também o responsável pela ejeção do leite, que muitas vezes acontece no ato sexual.

A cultura

Existem, também, as questões culturais, que promovem tabus em torno da sexualidade da mulher. Essa dificuldade retrata nada mais que a dificuldade em lidar com o desejo feminino. Encarar a realidade que a mulher pode sim ter prazer ao amamentar, que a mulher não precisa transitar no estancado binômio Santa e Puta, pode simplesmente ser mulher.

Outro ponto importante é a verdade de cada casal. A sexualidade do casal vai sofrer interferência pelas crenças no que cada um acredita ser a maternidade, a paternidade, o aleitamento materno, o pós-parto.

Muitos casais apresentam a dificuldade em lidar com o seio erótico x seio maternal. Sim, o seio é uma das zonas erógenas do corpo da mulher. Mas não parem de amamentar por conta do erótico. Existem outras zonas de erotismo. O corpo todo é erótico!

Importante! Amamentar é coisa de pai e mãe! O que acontece no consultório? Recebo mulheres que não amamentam (por diversas razões) que têm baixa da libido no pós-parto. Homens que criam juntos que também apresentam a libido diminuída. Mulheres que estão amamentando e apresentam alta libido.

Então, a baixa libido não acomete todas as mulheres que amamentam. Na verdade, depende dos diversos fatores acima apresentados. Amamentar é um prazer por si só. O aumento da sensibilidade nas mamas e a sucção podem gerar excitação, bem como a retomada do interesse sexual. 

Carolina Freitas
Psicóloga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual CRP 09/8329


Texto publicado originalmente em Sexo Sem Dúvida


Nenhum comentário:

Postar um comentário