terça-feira, 28 de abril de 2015

Sabe o que a amamentação tem a ver com você?

Sabe o que a amamentação tem a ver com você?


Interrompemos nossa programação normal para um comunicado importante. Excepcionalmente hoje não falaremos para gestantes e mães. Hoje falaremos com o resto do mundo.

O texto é para homens e mulheres de todas as idades: novos demais para ter filhos, velhos demais para ter filhos e para aqueles que não querem ter filhos. E a pergunta é: No que a amamentação impacta direta ou indiretamente na sua vida?

Eu te respondo: Em tudo!

Você pode até não perceber, mas a amamentação traz benefícios para planeta todo. Vou enumerá-los.

- O leite materno salva vidas e protege a saúde de bebês. Vai falar que você não conhece algum casal querido que espera ou já esperou um bebê mega desejado. E que você não ficaria muito triste por aquela família se esse bebê tão esperado tivesse algum problema de saúde?

- A  amamentação é capaz de oferecer benefícios para a vida toda. Bebês amamentados são mais inteligentes, bonitos, maduros e afetuosos. Essa informação é extremamente importante quando a gente para pra pensar na nossa velhice. É esse pessoal inteligente, bonito, maduro e afetuoso que cuidará da gente, seja da nossa aposentadoria, previdência privada, em asilos ou até mesmo quando oferecerão o lugar do ônibus para sentarmos. Promover a amamentação é pensar em uma geração futura melhor do que a que temos hoje.

- Quem aqui não conhece uma mãe querida? Saiba que amamentar também traz benefícios para saúde dela: Volta ao peso de antes da gestação mais rápido, diminui chance de anemia, hemorragia pós parto, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer de mama e ovários, e é muito mais prático e econômico do que oferecer leite artificial numa mamadeira. Fora que parir e amamentar (teoricamente), faz parte da vida sexual de toda mulher. Para a maioria é importante amamentar para resignificar sua feminilidade, encontrar sua essência  e conectar-se consigo mesma.

-Eu falei economia? O leite materno é grátis! Lindo, né? Nesse mundo capitalista, alguma coisa boa e grátis, quem diria! Isso significa que essa família vai ter muito mais saúde, qualidade de vida e dinheiro pra gastar com outras coisas. Quem não quer clientes potenciais assim?

-Ainda falando sobre economia. Se o leite materno é grátis e previne doenças, quer tratamento melhor? Assim os gestores da saúde pública podem concentrar esforços e recursos para tratar outros doentes. Sobra mais leito, mais remédio, mais profissional pra atender todo mundo.

-Sabe o empregador dessa família? Vai ganhar muito se incentivar a amamentação. Essa família trabalhará mais feliz, disposta, grata pelo incentivo de poder oferecer o melhor alimento e vínculo afetivo para o filho. Mãe e bebê adoecendo menos, o pai faltará menos ao trabalho. E essa empresa ainda poderá usar esse incentivo como marketing social. Uma empresa que pensa e constrói um futuro melhor pra todos.

-Ah, mas se nada te convenceu até agora, vou tentar o golpe final! Sustentabilidade! Quem aí quer salvar o planeta? Esse planeta que eu e você vivemos e que se não cuidarmos muito bem viraremos poeira. Já parou para pensar nos resíduos que a amamentação gera? Zero!

Desde 2012 venho estudando aleitamento materno profunda e rotineiramente. Sabe quantas contra indicações cientificamente comprovadas eu já achei? NENHUMA! Se você conhece alguma, por favor me informe. Se esse leite é tão importante para mães, bebês, famílias e até para você aí que não tem nada a ver com essa história. Se esse leite não oferece nenhum prejuízo a ninguém. Por que é tão difícil incentivar uma mulher que amamenta? Por que é tão difícil aceitar a amamentação como algo natural, apesar de estar inserida em nosso meio desde sempre? Por que nos afastamos tanto da nossa natureza e não nos percebemos enquanto mamíferos? Por que é mais fácil acreditar no poder de uma lata de leite artificial do que no amor de uma mãe por seu filho?

Leite materno é isso: pura e simplesmente amor líquido. Que nutre a alma e corpo.

Ah, se nossa sociedade pudesse experienciar mais desse tipo de amor!


Dra. Marianna Barros de Oliveira
Fonoaudióloga especializanda em Motricidade Orofacial
Consultora em Amamentação
Doula e Educadora Perinatal
Residente em Saúde Materno Infantil
CRFa 9647 - GO



Texto publicado originalmente em Marianna Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário