segunda-feira, 27 de maio de 2013

Masturbação faz mal?



Masturbação faz mal?


Carolina Freitas
Psicóloga, Sexóloga, especialista em Educação Sexual, Mestre em Psicologia
Realiza atendimentos Online no Portal SEXOSEMDÚVIDA.com



A masturbação é a autoestimulação dos genitais em busca do prazer.

Ela pode ser uma atividade solitária, ou uma atividade realizada com o(a) parceiro(a) através da troca de carícias, da manipulação dos genitais. Sua frequência é diferenciada durante as etapas da vida. Como homens e mulheres têm os genitais diferentes, as maneiras de se tocarem são peculiares ao seu gênero. É considerada uma atividade sexual que proporciona prazer, alívio de tensões e autoconhecimento.

Uma pergunta frequente é se masturbação em excesso faz mal. Na verdade qualquer coisa em excesso faz mal. Mas o que seria o excesso? Deve-se usar o bom senso. Por exemplo, quando a pessoa começa a deixar de fazer as coisas do dia a dia ou começa a recusar a relacionar com outras pessoas em função de uma única coisa, estes são alguns dos sinalizadores de exagero.

Há a masturbação que visa à busca de prazer, a qual gera emoções agradáveis e desperta desejos, porém há aquela que caracteriza fraqueza ou carência do objeto sexual, que pode gerar isolamento, tornando-se, assim, um obstáculo para o desenvolvimento pessoal.

Quando a pessoa não consegue controlar o exagero pode-se entrar na compulsão. Os compulsivos pela masturbação não conseguem ter controle e passam boa parte do dia pensando em se masturbar ou se masturbando, seja onde for. Deixam de estudar, trabalhar e sair com os amigos para passar horas em função do seu prazer. As pessoas compulsivas possuem dificuldades em colocar limite no seu prazer e precisam, quase sempre, de apoio de uma terapia sexual.

Por fim, saiba que a masturbação é uma conduta humana baseada em autodesenvolvimento, sua avaliação deve ser feita de forma pessoal e contextual, podendo ser considerada negativa somente no caso da compulsão, que alimenta um círculo vicioso e destrói o prazer. No geral, a masturbação é a busca de autoconhecimento e prazer. Deve gerar emoções agradáveis e despertar desejos.

Carolina Freitas
Psicóloga CRP 09/8329



Nenhum comentário:

Postar um comentário