segunda-feira, 6 de maio de 2013

Adolescência e Sexo, como lidar



Adolescência e Sexo, como lidar


Por Divânia Lisboa Biganzoli, Especialista em Sexualidade Humana

CRP 06/83704
*Divânia é psicóloga e realiza atendimentos online no Portal SEXOSEMDÚVIDA.com

 

A adolescência, sem duvida é um momento de transição em que ocorrem mudanças biológicas e psicológicas significativas, é a transformação esperada do desenvolvimento humano.

Neste período é que se descobrem as diferentes facetas da intimidade além das mudanças físicas do corpo, neste período também, a sexualidade é muito confusa e cheia de dúvidas, incertezas, emoções conturbadas e ambivalência.

A fragilidade e a falta de informação quanto à sexualidade são muito presentes na vida do jovem e, infelizmente, esta questão é um tabu e para alguns adolescentes é permeada de repreensões ou traumas.

Como resultado, temas como sexo, drogas, DST, entre outros, são discutidos superficialmente ou erroneamente com os pais. Um diálogo aberto, é essencial para  abordar o assunto de maneira natural e proporcionar ao filho uma visão da atividade sexual de forma responsável e madura evitando traumas, doenças e gravidez indesejada.

Por isso a necessidade de orientar o jovem e o papel da família é de extrema importância na construção da sexualidade, sabemos que a falta de informação, preconceito e até mesmo a visão negativa do sexo, pode acarretar em uma vida sexual traumática.

Falar sobre  o tema  de forma natural, não  significa que precisa concordar com tudo que o adolescente diz, mas é muito importante que converse sobre seu ponto de vista, mostre seus anseios, desejos e medos. De qualquer maneira, é sabido que não é tarefa fácil, ter condição emocional para tanto, entretanto, poder refletir com ele sobre o que você, adulto, sente e permitir que ele elabore suas opiniões, pode ser gratificante para ambos.

Portanto, o sexo é uma função natural do ser humano que desperta na adolescência, época, como já vimos de mudanças físicas, emocionais, comportamentais e de conflitos internos e externos, e não orientar não inibe curiosidade e comportamento, simplesmente fecha o canal de comunicação com os pais, abrindo espaço para descoberta por outros meios de comunicação de forma confusa.

Como vimos, o melhor caminho é o diálogo com os adolescentes para que posteriormente quando iniciarem sua atividade sexual a façam de forma tranquila e principalmente responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário