sábado, 4 de julho de 2015

Como falar sobre sexo com os filhos

Pesquisa:
Estamos planejando um curso para ajudar os pais e as mães a lidarem com a educação sexual dos(as) filhos(as). 
As respostas são anônimas, não se preocupem. 
Para dar a sua contribuição, CLIQUE AQUI 

Como falar sobre sexo com os filhos


Por Marlon Mattedi, Psicólogo Especialista em Sexualidade Humana 

Um número significativo de pais, educadores e áreas afins acreditam que Educação Sexual é sentar para assistir um filme, dar uma aula sobre anatomia dos órgãos genitais ou fazer discurso sobre os “perigos do sexo”.

Puro engano, porque crianças são educadas sexualmente a partir do instante em que vêm ao mundo, através de todas as ações que presenciam, mesmo que mãe e pai possam não ter a consciência disto.

Como somos tocados, acariciados, como falam com a gente, como nos tratam e nos amam, entre outros atos, aí começa a nossa construção da Sexualidade. São também vivências como estas que proporcionarão para a criança uma visão da sua própria sexualidade e da sexualidade dos outros.

O que se percebe é que referindo-se a este tema muitos pais não o tratam naturalmente, desviando o assunto, quando deveriam ser estes os primeiros a discuti-lo.
Advertir somente sobre métodos anticoncepcionais, desvios e doenças, gravidez, DST´s, os chamados “perigos” do sexo não ajuda ninguém, pelo contrário, transmite medo, ansiedade, inclusive culpa. 

Também não é necessário que se tire um dia na semana ou no mês com o tema, “Vamos agora falar de sexo”, pode-se utilizar uma cena na televisão, um evento na família, um acontecimento entre pessoas na rua, para falar naturalmente do tema Sexo.

Sexo precisa ser tratado como outro assunto qualquer. Sexo precisa ser visto com o mesmo valor dado a qualquer outro assunto da vida.   

Quantas vezes pais pensam em conversar sobre atração, namoro, excitação, orgasmo, paixão ou amor com seus filhos?

A proposta é tratar a Sexualidade de forma sadia e digna. É mais fácil cuidarmos daquilo que admiramos. É mais fácil cuidar de um corpo onde percebemos a beleza, o encanto e os prazeres que ele proporciona. Assustar com possibilidade de doenças não é o caminho.

É preciso que se rompa esta sequência de associação de Sexo com problema, associação de Sexo com algo proibido. Que tal levar a estas crianças informações e vivências prazerosas, para que estas possam passar aos seus futuros filhos uma imagem sadia e bela de algo que nos pertence e que sem medida influencia toda a nossa vida?

Receba informações específicas sobre Educação Sexual para pais e saiba como lidar da melhor forma possível.

Marlon Mattedi
Psicólogo Especialista em Sexualidade Humana CRP 12/03841 


Texto publicado originalmente em Sexo Sem Dúvida


Nenhum comentário:

Postar um comentário