segunda-feira, 27 de julho de 2015

Afinal, qual é o tamanho ideal do pênis?


Por Carolina Freitas
Mestre em Psicologia, Psicóloga, 
Sexóloga, Especialista em Educação Sexual


Esta é uma pergunta recorrente em sala de aula, quando trabalho Educação para a Sexualidade. No meio de infinitas dúvidas quanto à iniciação sexual, um dos dilemas do mundo adolescente é quanto ao tamanho do pênis.

De onde vem esta preocupação? Provavelmente do mito que o pênis grande dá mais prazer, que vem sendo passado de geração em geração. Como estão na puberdade, as mudanças corporais (e psicológicas) que se iniciam trazem consigo um medo recorrente nos meninos, o do tamanho do pênis.

Onde vão procurar informação? O primeiro lugar tem sido a internet. Porém, é um espaço que requer cautela, pois encontramos referências boas e ruins. E, sem conhecimento prévio, a tendência é se deparar com informações distorcidas.

O que devemos passar para estes meninos é que a relação sexual vai para além do tamanho do pênis e da penetração. Requer conhecimento do próprio corpo, do corpo do outro, de envolvimento e respeito. Somente desta forma estaremos criando pessoas para terem uma saúde sexual saudável e bons relacionamentos.

É importante conscientizar que o tamanho do pênis não tem essa relevância que a nossa cultura afirma. Que esta preocupação, se excessiva, pode trazer medo de desempenho. E ainda, que nenhum procedimento para aumento de pênis é eficaz, inclusive pode trazer problemas quanto ao funcionamento. Logo, ratifico, o prazer sexual não está no tamanho do pênis e sim no envolvimento.

Assim, é importante os adolescentes saberem que o tamanho do pênis não tem relação direta com o desempenho sexual e que o tamanho do pênis sem ereção não determina o tamanho em ereção. E passar a informação que a vagina é elástica, por ser músculo acomoda qualquer tamanho de pênis. O prazer está no primeiro terço da vagina, não no fundo. Inclusive, pênis muito grande pode incomodar no ato sexual, caso toque o colo do útero. No Brasil, a média é de 14 cm em ereção – entre 11cm e 16cm.

Por uma educação sexual de qualidade para nossos(as) adolescentes é preciso passar a informação correta e conscientizar. Só assim vamos primar por uma saúde sexual saudável, pois desta forma evitamos dificuldades sexuais na vida adulta. 

Carolina Freitas 

Psicóloga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual CRP 09/8329



Texto publicado originalmente em Sexo Sem Dúvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário