sexta-feira, 26 de abril de 2013

A importância do planejamento familiar



A importância do planejamento familiar



Por Carolina Freitas, Psicóloga, Sexóloga, especialista em Educação Sexual, Mestre em Psicologia - 
 Em 19/03/2013 - Portal Sexo Sem Dúvida
 
Um bom planejamento familiar visa definir quantos filhos o casal quer ter, qual o intervalo entre eles e qual o momento adequado. Cada casal tem o direito de escolher o seu momento para formar sua família. Perceba que em planejamento familiar a decisão é do casal. Tanto os homens quanto as mulheres devem pensar sobre a prevenção e reprodução.

É válido lembrar que o plano econômico também faz parte do planejamento familiar. São dois temas ainda difíceis de serem abordados em relacionamentos – Sexo e Dinheiro.

O planejamento familiar consiste, também, na prevenção de uma gravidez indesejada. Para tanto, o casal deve adequar um método anticoncepcional ao seu estilo de vida, sua crença e sua vida econômica. Importante verificar as vantagens e desvantagens de cada método e as novas tecnologias.

Os métodos contraceptivos pelos quais o casal pode executar o planejamento familiar são: pílula anticoncepcional, DIU, preservativos, tabelinha, diafragma, dentre outros. Não existem métodos bons ou ruins, apenas o adequado ao casal.

Assim, para analisar, planejar e tomar a melhor decisão quanto ao método anticoncepcional é importante o casal ter conhecimento sobre o tema. Caso tenha dúvidas, procure por um profissional.

Carolina Freitas
Psicóloga CRP 09/8329
*Carolina Freitas é Psicóloga Especialista em Educação Sexual e realiza atendimentos online no Portal SEXOSEMDÚVIDA.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário