quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Para compreender os/as trans



Para compreender os/as trans
por Carolina Freitas

Há muito equívoco entre os termos Transgênero, Transexual e Travesti. A diversidade conceitual contribui para tanta confusão. É importante ter conhecimento para respeitar.

Um dos pilares da sexualidade humana é a identidade sexual (seguida pelo gênero, papel sexual e orientação sexual). A identidade sexual corresponde a como a pessoa se percebe sexualmente – homem ou mulher.

No caso dos transexuais a identidade sexual não corresponde ao sexo biológico. Ou seja, o homem, com os órgãos sexuais masculinos, sente-se uma mulher. Uma mulher no corpo de um homem. A mulher, com os órgãos sexuais femininos, sente-se um homem. Um homem no corpo de uma mulher. São os transexuais que anseiam por uma mudança de sexo e procuram pela cirurgia sexual. Não tem relação direta com a homossexualidade (orientação sexual). O transexual pode ser tanto heterossexual, homossexual ou bissexual.

O travesti (crossdresser) veste roupas e assessórios associados ao sexo oposto. Está ligado ao comportamento (papel sexual). Vivem parte do dia ou até mesmo o dia a dia como sendo do sexo oposto. Muitos mudam seus nomes, corte de cabelo, modos e trejeitos, timbre de voz de acordo com o sexo almejado. Alguns chegam a usar hormônios, realizar cirurgias plásticas, como o silicone nas mamas e nádegas, mas não há o desejo de mudar de sexo. Não anseiam nem procuram pela cirurgia sexual. As razões variam desde vivenciar a faceta masculina (no caso das mulheres) ou feminina (no caso dos homens), motivos profissionais (por exemplo, o/a transformista) e também para obter gratificação sexual. O travestismo também não tem relação direta com a homossexualidade (orientação sexual). O travesti pode ser tanto heterossexual, homossexual ou bissexual.

Já o termo transgênero é uma criação social para englobar os tras – travesti e transexual, dentre outras variações de gênero. O prefixo tras pode ser definido por “além de”, “através de”. A ideia é definir as pessoas que estão em trânsito entre os gêneros (masculino e feminino). Para além do feminino. Para além do masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário