quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estou grávida? Dúvidas sobre o período fértil


Parte inferior do formulário

Estou grávida? Dúvidas sobre o período fértil 

Por Carolina Freitas


Mestre em Psicologia, Psicóloga,

Sexóloga, especialista em Educação Sexual


Muitas dúvidas ainda acometem as mulheres quando o tema é período fértil.


Nessa semana mesmo recebi três dúvidas:


- Quando começo a contar meu ciclo para saber se estou no período fértil, é no início ou no final da menstruação?


- Tive relação sexual sem proteção no décimo dia, estou grávida?


- Estou tomando anticoncepcional, ainda tenho período fértil?


O ciclo menstrual regular costuma durar 28 dias. Porém, esse ciclo pode variar de 23 a 35 dias. Primeiro é importante você se observar e saber qual é o seu ciclo. Faça anotações todos os meses de sua menstruação, assim você descobrirá. A menstruação pode durar de 03 a 07 dias, a depender da mulher e do uso de anticoncepcional.


A contagem começa no primeiro dia da menstruação e dura até o início da menstruação seguinte. Pensando no ciclo regular de 28 dias, a ovulação (que é a liberação do óvulo maduro) deverá ocorrer por volta do 14o dia. Contamos o período fértil 96h antes e depois desse dia. Por que 96 horas ou 4 dias já que o óvulo pode ter uma sobrevida de 12h a 24h dentro das trompas? Porque os espermatozóides têm uma sobrevida maior que os óvulos, de 24h a 96h. Então, é nesse intervalo entre o 10o e o 18o dia do ciclo menstrual que abrange o período fértil.


A mulher que faz uso de anticoncepcional não tem período fértil, pois o uso da pílula faz com que ela não ovule e fique então protegida da gravidez durante o mês todo. Mas é importante que o uso seja feito de forma regular, ou seja, todos os dias, no mesmo horário. Sua eficácia de 99% passa a valer a partir da segunda cartela, perfazendo pelo menos o primeiro ciclo com anticoncepcional.


Sempre é válido lembrar da importância do uso da camisinha. A pílula protege apenas contra a gravidez e a camisinha é um método de barreira que protege da gravidez e também de Doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids.


Carolina Freitas

Psicóloga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual CRP 09/8329



Nenhum comentário:

Postar um comentário