sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Verão, Corpos e Prazeres



Verão, Corpos e Prazeres


 Por Carolina Gonçalves de Freitas Fonseca
Mestre em Psicologia, Psicóloga, Sexóloga, especialista em Educação Sexual
 Em Artigos sobre Sexo – Projeto Ambsex (ambsex.com.br)
Realiza atendimentos online no Portal SEXOSEMDUVIDA.com

Fim de ano, chegada do verão, estação em que no Brasil, país tropical, os corpos apresentam-se expostos. Talvez seja, então, uma boa época para pensarmos se a busca desenfreada por um corpo perfeito interfere no desejo sexual da mulher.

Uma das grandes preocupações de hoje é emagrecer. E, para atingir a meta estabelecida pela mídia e pelo mundo da moda – corpo perfeito, magro e malhado (a qualquer custo) – cresce o número de cirurgias plásticas, aquelas que têm por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo por razões puramente estéticas e para se adequar ao padrão. E, também os transtornos alimentares. Ou seja, muitas mulheres têm negado seus corpos e, com isto, sua feminilidade.

O mundo contemporâneo oferece muitos produtos ‘mágicos’ – cirurgias instantâneas, dietas milagrosas, medicações infalíveis, exercícios físicos extraordinários – e não tolera a imperfeição, o que dificulta o processo de subjetivação do feminino. Ou seja, a mulher reconhecer-se como tal.

Essa atual valorização de um determinado tipo de corpo feminino – perfeito, magro e malhado – tem ido contra a busca da autonomia da mulher. A procura pela liberdade deve ir em direção a liberação de qualquer opressão, o que inclui não se submeter a um novo tipo de prisão, o aprisionamento dos corpos pela submissão aos modelos.

Será que estar dentro dos estabelecidos padrões de belezas garante uma sexualidade saudável? A cirurgia plástica como instrumento de melhora do corpo e da autoestima é sim importante. Atividade física e alimentação também, como cuidados com o corpo e a busca de uma qualidade de vida. Mulheres que se valorizam, que dão importância as sensações e prazeres para além de sua aparência, são aquelas que tiram de seus corpos todas as delícias e prazeres que desejam ter.

E você? Como vai o seu prazer? Lembre-se, desejar uma aparência harmônica pode sim ser saudável, desde que não sobreponha seus outros desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário